Acesso Rápido Acesso Rápido
Acesso Rápido Fechar
Especialidades

Cirurgia Robótica

A técnica assegura mais precisão dos movimentos de pinça e o detalhamento de imagem que permitem ao cirurgião acessar locais mais específicos.

Sobre a especialidade

O robô Versius é considerado o mais compacto e funcional robô do mundo. O cirurgião controla o robô a partir de um painel de controle, o que facilita a mobilidade e dinamismo pelas equipes médicas.

Já foram realizadas cirurgias em diferentes especialidades, como gastroplastia (cirurgia bariátrica), prostatectomia (remoção da próstata), colecistectomia (retirada da vesícula biliar), entre outras. Os benefícios para os pacientes vão desde a utilização de menos analgésicos no pós-operatório até a diminuição das taxas de infecção e outras complicações pós-operatórias.

A técnica assegura mais precisão dos movimentos de pinça e o detalhamento de imagem que permitem ao cirurgião acessar locais mais específicos.

Na robótica a visão é tridimensional, diferente da videolaparoscopia, que é bidimensional, sendo possível desta forma, ter uma noção de profundidade e acessar, aproximar e detalhar tecidos e fibras mais profundos sem tremores e com menos cortes e sangramentos.

Por ser um procedimento minimamente invasivo, a recuperação do paciente é muito melhor, mais rápida, com menos dor e tempo de internação após a operação. O tempo de cirurgia também é menor do que o método tradicional.

A cirurgia robótica no Hospital de Caridade é uma conquista do HUB Florianópolis, que integra o Hospital Baía Sul, Clínica Imagem e Clínica e Maternidade Santa Helena, unindo tecnologia e tradição entre as instituições.

Médicos especialistas